No dia 31 de Maio de 2006, começou a ser exibido Dragon Ball no Cartoon Network, no bloco Toonami, às 0h00. Mais o que os fãs não esperavam era que a versão adquirida pelo CN, seria a mesma da Globo, comprada pela INTERTRACK Mexicana.
Essa versão foi simplesmente retalhada, tendo mais de 40% dos diálogos dos episódios alterados, cenas cortadas, censuradas e congeladas.
Fizemos aqui um comparativo do 1º episódio de Dragon Ball, com todas as censuras que fizeram (ou ao menos as que conseguimos identificar). Você verá que o anime que está assistindo, foi completamente distorcido do original.
1º Fato
Episódio Original: Logo após anunciado o começo do episódio, não existe narrador. É mostrado aves e pássaros sem nenhuma fala.
Globo/Cartoon Network: Aparece o anúncio do episódio como "O segredo da esfera do Dragão". O narrador começa a dizer "Nas partes mais ocultas das montanhas, existe um vale tranqüilo com riachos e flores silvestres. É ali que vive o nosso pequeno Herói. Só que ele ainda não sabe que empenharão um papel importante na história que está para começar" e ele anuncia o episódio como: "A lenda de Goku e as 7 esferas do Dragão". (Por incrível que pareça, eles mesmos anunciam nomes diferentes ao mesmo episódio).
2º Fato
clique aqui para ampliar a imagem
Episódio Original: Goku corta a madeira e diz "Tudo pronto para a fogueira" e logo após, colocando a mão na barriga diz "Estou com muita fome mesmo...".
Globo/Cartoon Network: Goku simplesmente não diz nada, corta a madeira e a cena muda. Não é nem mostrado ele com a mão na barriga.
3º Fato
Episódio Original: Mostra Bulma se aproximando de carro.
Globo/Cartoon Network: Mais uma vez aparece o nosso narrador misterioso querendo explicar o que vai acontecer, mesmo não tendo nada para explicar, e diz: "Bem perto do nosso amiginho apareceu um automóvel que se aproximava do seu território. Goku não podia imaginar que sua vida iria mudar completamente". (Essa foi de matar, não sei de onde tiraram tanta abobrinha para falar).
4º Fato
clique aqui para ampliar a imagem
Episódio Original: Goku cai no rio e resolve pescar, então ele tira a roupa, fica pelado, resolve dar uma mijada no rio e depois coloca seu rabo dentro d'água como isca para pegar algum peixe. Um peixe grande se aproxima, e ao tentar morder o rabo do Goku leva um soco na cara. Goku captura o peixe.
Globo/Cartoon Network: Cena completamente censurada, em torno de 50segundos a 1minuto foram cortados!
5º Fato
clique aqui para ampliar a imagem
Episódio Original: Bulma atropela Goku, ao ver que ele ainda está vivo ela pega um revolver e começa a atirar no Goku. Ela pensa que o matou, e Goku pensa que Bulma é uma bruxa usando magia negra. Goku vai atacar Bulma e a chama de "Goblin". Bulma explica que não é bruxa, que ela é uma humana como ele e solta o revolver.
Globo/Cartoon Network: Cena completamente cortada. (Foi mais 1minuto de episódio pro espaço só nessa parte e o pior de tudo é que no final se ouve o barulho do revolver caindo no chão sem a cena ser mostrada).
6º Fato
clique aqui para ampliar a imagem
Episódio Original: Goku ao descobrir que Bulma é uma garota pergunta se ela tem rabo, e levanta a saia dela. A calcinha da Bulma é mostrada.
Globo/Cartoon Network: Alguns segundos cortados, diálogos alterados e imagem congelada.
7º Fato
Episódio Original: Goku convida Bulma para ir a sua casa, Bulma fica sem graça e diz "Sem gracinhas comigo", Goku então pergunta "O que são gracinhas?" e Bulma fica envergonhada e diz "Bem..você sabe.." e em seguida ela pensa pensa: "É a primeira vez que ele vê uma garota, então ele não sabe nada sobre aquilo" nesse momento Bulma fica menos envergonhada.
Globo/Cartoon Network: Goku convida Bulma para ir a sua casa pois ele diz que vai querer cozinhar o peixe que acabou de pescar, então Bulma pensa "Quem bom que ele não tem os habitos da cidade onde os garotos nunca cozinham" (e mostrada a cena da segunda parte em que Bulma fica envergonhada, sem sentido algum).
8º Fato
clique aqui para ampliar a imagem
Episódio Original: Bulma está querendo a esfera do Dragão do Goku, e ao Goku negar ela diz: "Ah, entendi, já sei o que você quer" (bulma se insinua mostrando sua bunda ao Goku) e diz "O que acha? pode pegar, se quizer"
e então Goku responde: "Não quero tocar na sua bunda suja" e Bulma responde: "Não é suja...não seja rude!"
Globo/Cartoon Network: A imagem fica congelada do lado de fora de casa, e Bulma diz "Vamos, venha comigo buscar as esferas do Dragão" (é cortado uns 30 segundos do episódio).
Esses foram apenas os fatos mais importantes que encontrei censurados, todos eles do 1º episódio de Dragon Ball. Porém, nesse mesmo episódio existem ainda muito mais fatos que foram censurados (sim, acredite!). Como no final do episódio quando Bulma se segura no tronco da arvore e mija nas calsas e vários outros. Mais está aqui, um review de cenas com imagens exclusivas da AnimeTotal.com pra vocês.
Agora você se pergunta, de quem seria a culpa? da Globo que comprou Dragon Ball e pediu cortes? da Intertrack que já vendeu os episódios com censura? do Cartoon Network que não se importou em adquirir direitos de exibição dos episódios com cortes? do Bush que mandou atacar o Iraque? Todos eles tem culpa.
A primeira vez que Dragon Ball foi exibido no Brasil, foi pelo SBT. E a versão foi a mesma, com cortes. 10 anos depois a Globo adquiriu os direitos dos episódios, mandou redublar todos os episódios, e mesmo assim com os mesmos cortes, e agora, 5 anos depois de ser exibido na Globo, o Cartoon Network manteve a mesma coisa. A única coisa que conseguimos ver de novo, foi o encerramento. Já que a Globo não passa encerramentos.
FONTE:http://www.animetotal.com/
0 comentários:
Postar um comentário